quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Rock e Seus Derivados!


i .a. í galerinha! Aproveitando a deixa do meu último post, vou postar resumidamente 1 pouco da história do nosso bom e velho rock and roll, explicar os estilos e suas diversidades pra vc's notarem como essa galerinha "EMO" é desinformada .. rs


O Rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 40 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre vários gêneros musicais populares da cultura negra naquele momento, incluindo o rhythm and blues, a gospel music, o country e o western.

O Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 50. O termo "rockabilly" é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes foram o western swing, o boogie woogie e o rhythm and blues. A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos 60, mas durante o final dos anos 70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria.

O Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 70, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

O Ska é um gênero musical que teve sua origem na Jamaica no final da década de 50, combinando elementos caribenhos como o mento e o calipso e estadunidenses como o jazz, jump blues e rhythm and blues. Foi o precursor do rocksteady e do reggae. Suas letras trazem sinais de insatisfação, abordando temas como marginalidade, discriminação, vida dura da classe trabalhadora, e acima de tudo a diversão em harmonia.

O Ska punk é um gênero musical de fusão que combine o ska com o punk rock, e faz parte da terceira onda ska. Suas características podem variar devido ao contraste entre os dois estilos. Estilos mais voltados ao punk geralmente apresentam tempo mais rápido, distorção de guitarra, interlúdios do punk, vocal nasalado e gritado. Por outro lado, estilos mais voltados ao ska geralmente apresentam uma instrumentação mais técnica e um vocal mais limpo. A instrumentação básica do estilo inclui guitarra, baixo, bateria, saxofone, trombone, trompete e órgão.

Nenhum comentário: