sexta-feira, 11 de junho de 2010

The Punks Are Alright!

HeLLo Little Bastards! Terminando minha linha de raciocínio dos post's anteriores vou comentar agora sobre os conceitos filosóficos e movimentos nos quais muitos se dizem fazer parte ou mesmo adotam como estilo de vida sem ao menos saber as origens e ideais por trás destas filosofias.



" Do It Yourself "



Niilismo ou nihilismo é um termo e um conceito filosófico que afeta as mais diferentes esferas do mundo contemporâneo (literatura, arte, ciências humanas, teorias sociais, ética e moral). É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais depreciam-se e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". "Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro". O niilismo pode ser considerado como "um movimento positivo” – quando pela crítica e pelo desmascaramento nos revela a abissal ausência de cada fundamento, verdade, critério absoluto e universal e, portanto, convoca-nos diante da nossa própria liberdade e responsabilidade, agora não mais garantidas, nem sufocadas ou controladas por nada". Mas também pode ser considerado como "um movimento negativo” – quando nesta dinâmica prevalecem os traços destruidores e iconoclastas, como os do declínio, do ressentimento, da incapacidade de avançar, da paralisia, do “tudo-vale” e do perigoso silogismo ilustrado pela frase do personagem de Dostoiévski: "Se Deus está morto, então tudo é permitido". Entende-se por Deus neste ponto como a verdade e o princípio.

Anarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa "sem governantes") é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.

Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem.

Principais conceitos anarquistas

1.1 Princípio da não-doutrinação
1.2 Socialismo Libertário: uma ótica anarquista
1.3 A revolução social
1.4 Humanismo
1.5 Liberdade
1.6 Antiautoritarismo
1.7 Ação direta
1.8 Apoio mútuo
1.9 Internacionalismo
1.10 A revolta enquanto substrato humano

Nenhum comentário: